A Faculdade Fasipe reuniu na IX Semana Jurídica, profissionais renomados, especialistas altamente qualificados. A estrutura do evento, a organização e a presença de mais de 600 pessoas, empolgaram os palestrantes. “Espetacular”, declarou um dos participantes.
Palavras foram poucas para descrever os elogios dos palestrantes na Semana Jurídica organizada pelos professores Édilo Braga, Reginaldo Monteiro e Luis Augusto Loureiro de Carvalho.
Uma das palestras, entre várias de excelente nível, ficou por conta do desembargador do TRT de Mato Grosso, Dr. Edson Bueno de Souza, representante da região Centro-Oeste no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), com o tema de abertura: “O conflito entre o novo CPC e o Processo do Trabalho”.
Oriundo de carreira pública, o desembargador possui ampla experiência no mundo jurídico. Ele afirmou que já conhecia a Fasipe alguns anos atrás e que foi um privilégio ter sido convidado para o curso de pós-graduação em sua área de atuação. “Hoje eu vejo o encantamento que tem esse auditório e eu estou, na verdade, muito surpreso com a qualidade e a quantidade de pessoas que ajudaram e que este ano estão ajudando. O evento é bom, muito bacana e espetacular para todo mundo”, ressaltou o desembargador.
“Estão realmente de parabéns”, diz o segundo palestrante da noite, o advogado, professor e coordenador de Direito e Processo do Trabalho da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (LFG), Dr. André Luiz Paes de Almeida, que palestrou sobre "As fraudes no contrato de trabalho". Ele já lançou várias obras trabalhistas, como “CLT e súmulas do TST comentadas”, “Vade Mecum Trabalhista” e “Direito do Trabalho (material, processual e legislação especial”. Ele ressaltou: “É um evento impressionante, muito bem organizado e elaborado, vem discutir temas atuais do ramo do Direito para que os alunos possam realmente usufruir ao máximo disso. Estou muito impressionado. Eu saí de São Paulo hoje, não esperava encontrar tanta gente num palco tão bonito e com tanta gente interessada, parabéns”.
O professor também afirmou que já ouviu falar muito sobre a faculdade e que quando foi feito o convite para palestrar aos alunos da Fasipe, ficou muito honrado e feliz. Ele informou ainda, que sabe que cada vez mais a instituição está crescendo e abrindo um espaço muito importante, principalmente no Direito.
Em entrevista à TV Record, Almeida novamente agradeceu pelo convite. “Eu peguei o voo para cá esperando encontrar uma cidade e um evento bonito, mas não esperava encontrar o que eu encontrei. Estou muito satisfeito e honrado de estar aqui com vocês hoje, obrigado pelo convite”.
Durante a entrevista foi perguntado ao advogado e professor da Rede de Ensino LFG, se pretendia vir para Sinop e ser professor também da Faculdade Fasipe, o mesmo respondeu que: “Seria um prazer, eu vivo em São Paulo, tenho escritório e advogo também. Já estou no LFG há 15 anos e também dou aula em algumas pós-graduações pelo país, mas sempre que eu for convidado vou me sentir muito honrado de estar aqui presente”.
“É um evento maravilhoso, vocês estão de parabéns” declarou a advogada e professora titular de Direito Civil da PUC/Campinas, mestre e doutoranda em Direito Civil pela PUC/SP, Dra. Maria Helena Campos que palestrou no segundo dia sobre o tema “Novas concepções de família e seus desafios”. Ela agradeceu por ter sido convidada para participar da Semana Jurídica da faculdade e parabenizou o evento. “É uma semana jurídica grandiosa em número de participantes, de alunos. A cidade está de parabéns e especialmente a Fasipe”.
Em entrevista, foi perguntado a Dra. Maria Helena se pretendia fazer parte do quadro docente da faculdade, a mesma afirmou que: “Olha, eu estou radicada em Campinas, eu fico lá na PUC/Campinas, mas nada impede que essa instituição faça um acordo com a Fasipe e quem sabe assim a gente consegue cursos de especialização e algumas coisas interessantes para todos aqui”.
“É um evento de primeira” afirma o conferencista e escritor, mestre em Direito e professor da Rede de Ensino LFG, Dr. Alessandro Sanchez que palestrou sobre: “Os reflexos do novo CPC no Direito Empresarial”. Ele destacou: “O desenvolvimento dessa região do país é algo que hoje não se compreende mais na própria região, mas é falado em todo o país e no cenário da educação não pode ser diferente. O que o cenário aponta é um evento de primeira em relação, não somente aos palestrantes, aos professores, eu não falo por mim, mas pelos palestrantes que já aqui estiveram e principalmente pela postura, pela maneira que os alunos se portam, se colocam frente aos temas e participam ativamente do debate, estou bastante feliz, para mim é uma oportunidade”.
“Sensacional” diz o delegado de polícia da Secretaria de Negócios da Segurança Pública de São Paulo e professor mestre universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos e da Fundação Educacional do município de Assis, Dr. Fabio Pinha Alonso, que palestrou sobre “O Direito Penal restaurativo e o acesso à justiça”. Em relação ao evento, o mesmo afirmou: “Muito bem organizado. Assuntos interessantes e atuais, que com certeza proporcionou acréscimo no conhecimento dos alunos”.
Ao ser perguntado se o professor gostaria de fazer parte do quadro docente da Fasipe e de vir mais vezes para palestrar à convite da instituição, a resposta foi: “Vontade não falta. No que tange ao quadro docente a dificuldade está na distância e nas atividades que desenvolvo em Marília/SP. Em relação à palestras e cursos, tendo em vista a seriedade da instituição com o ensino, com certeza, em novo convite, será um prazer participar”.
“Estrutura fantástica”, destacou o defensor público da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Dr. Carlos Eduardo Roika Junior, que palestrou sobre: A função da pena criminal e seus antagonismos”. O mesmo disse: “Evento muito bem elaborado”. Ao perguntar se gostaria de palestrar novamente a convite da Instituição a resposta foi: “E se convidado voltaria ministrar a palestra. Respeito esta instituição e respeito muito esta cidade”.
Já o coordenador do curso de Direito da Fasipe, Dr. Rodolfo Fares Paulo, declarou: “Nós procuramos para esse ano, 2016 realizar as palestras, os três dias temáticas, Direito do Trabalho, Direito da Família, Direito Penal e Direito Empresarial. Nós temos a oportunidade de ofertar para eles diversas áreas, as principais do Direito. Palestras de qualidade com palestrantes de renome. Nós temos alunos no 1º até o 10º semestre, além do conhecimento é um curso que garante certificado para o acadêmico, então tudo isso leva em consideração”, afirma o coordenador
Pela estrutura, qualidade do evento e quantidade de público, a Semana Jurídica da Fasipe é considerada um dos maiores eventos jurídicos do Estado de Mato Grosso. No dia da abertura do evento os organizadores, juntamente com o coordenador do curso de Direito, receberam da Câmara de Vereadores de Sinop uma Moção de Aplausos referente à edição de 2015.