ACESSE
O PORTAL
BIBLIOTECA
ONLINE
PLATAFORMA
VIRTUAL (SAF)
25/09/2019 08:27:00

Curso de Farmácia da Faculdade Fasipe promove Minicursos durante CONCIPE

Autor: Por Diorgeni Magalhães, acadêmico do 8º semestre de Jornalismo

Durante o Congresso Cientifico da Faculdade Fasipe - CONCIPE, o curso de Farmácia da Instituição ofertou dois minicursos na noite de sexta-feira (20), sobre “Segurança do Paciente em 10 Passos” e “Farmácia Biosustentável.”

O Minicurso Segurança do Paciente em 10 Passos, tem o objetivo de orientar os acadêmicos sobre a importância de um bom atendimento ao paciente, oferecendo segurança e uma atenção efetiva durante todo o processo.

“Receber uma assistência à Saúde de qualidade é um direito do paciente, e os órgãos de saúde têm se ocupado fortemente com a melhoria do cuidado prestado nos ambientes de assistência à saúde com o intuito de aprimorar a efetividade de suas ações, oferecendo um serviço de qualidade aos usuários dos serviços de saúde”, explica a Professora Especialista Farmacêutica, Polyana Bárbara Freese Carneiro.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente visa prevenir e reduzir o número de incidências relacionadas à assistência nos serviços de saúde. A ação necessária para a segurança do paciente repensa os processos assistenciais com o intuito de identificar a ocorrência das falhas antes que causem danos aos pacientes na atenção à saúde. Assim, é importante conhecer quais são os processos mais críticos e, portanto, com maior probabilidade de ocorrência, para que seja possível desenvolver ações eficazes de prevenção.

Desta forma, o minicurso “Segurança do Paciente em 10 Passos visa fornecer elementos capazes de contribuir para a construção do conhecimento e desenvolvimento profissional dos acadêmicos para uma melhora da assistência prestada à população”, conclui a Professora.

Já no Laboratório de Práticas Farmacêuticas da Faculdade, foi realizado o minicurso Farmácia Biosustentável, que propõe realizar aproveitamento de materiais, óleo de cozinha usado e materiais orgânicos, que poderiam alterar a qualidade do meio ambiente e que aproveitados tornam-se produtos que podem ser utilizados para uso particular e, ainda, gerar renda.

Segundo o Coordenador do Curso de Farmácia da Instituição, Álvaro Galdos, “este minicurso caracteriza-se como um processo interdisciplinar em que um fenômeno é contemplado e transformado sob múltiplos olhares interconectados, inclusive pelo olhar dos saberes populares, permitindo um contato dialógico entre os atores. Espera-se contribuir para a aprendizagem de conhecimentos que auxiliem os sujeitos em sua participação cidadã em sua comunidade com foco nas questões ambientais: atitudes que transformam realidades. Portanto, foi ensinado como elaborar sabão líquido para lavar louça e para lavar roupa.”.

(66) 99205-1150