ACESSE
02/10/2019 09:48:00

Curso de enfermagem realiza o 9° evento de prevenção ao câncer de mama

Autor: Por acadêmicos do 4º Semestre de Jornalismo

O outubro Rosa chegou e a faculdade Fasipe juntamente com os acadêmicos do 6° semestre de enfermagem lançaram nesta terça-feira (01), a 9° campanha do movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O objetivo é de orientar e tirar dúvidas referente a prevenção. Esse evento também dá oportunidade de os próprios acadêmicos colocarem em prática tudo o que aprendem em sala de aula.

A acadêmica de enfermagem Izamara Barbosa destaca que:

“Esse projeto tem como principal objetivo incentivar a mulher a se conhecer, e fazer o autoexame. Nós como futuros enfermeiros entendemos que o nosso papel não é só curar e cuidar, precisamos também fazer a prevenção”.

A professora Francieli Ferreira Bastida que está responsável pela campanha, informa que o projeto acontecera todos os dias do mês de outubro no horário do intervalo, e toda sexta-feira o curso de enfermagem estará realizando exames clínicos no SAP (Serviço de Atendimento ao Paciente) da Fasipe, para acadêmicos e também para a sociedade. A professora afirma que cerca de 32 alunos participam da ação, e conclui dizendo que:

“É importante que eles tenham essa conversa, perdendo a timidez e que comecem a ter contato com a população, os alunos só aprendem quando ensina outra pessoa”.

A programação se estenderá também para algumas empresas do município, em que os acadêmicos irão realizar palestras educativas. A empresa que estiver interessada na realização da palestra pode entrar em contato através de e-mail enfermagem@fasipe.com.br.

O outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, para dar informações e promover a conscientização sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, assim contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA que participa do movimento desde 2010 promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações e fatores protetores para localização câncer de mama precoce.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera celular anormais e mal desenvolvidas. A vários tipos de câncer de mama, por este motivo pode evoluir de diversas formas.