De 11 a 14 de setembro foi realizado o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, evento que ocorre a cada quatro anos e reúne profissionais de todo o país, organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
A edição desse ano ocorreu em Fortaleza/CE, e a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Fasipe, Prof.ª Ana Flávia Soares, esteve presente no congresso. “Foram 7,8 mil profissionais reunidos para discussões extremamente importantes das mais variadas causas. Foi a primeira vez que eu participei de um congresso nacional”, relata.
O evento contou com 190 atividades técnicas e científicas, como palestras a níveis nacional e internacional, painéis, workshops, fóruns, amostras de trabalhos e atrações culturais.
Palestras Magnas
Foram ministradas duas palestras magnas, sendo uma delas internacional com o tema “Governança Corporativa: Regra versus Princípios” ministrada pelo ex-CEO da empresa estadunidense Enron, o consultor Andrew Fastow que apresentou a sua trajetória e descreveu como provocou um dos escândalos corporativos mais conhecidos da história das organizações, pois em 2004 foi acusado de ser o grande mentor de uma das maiores fraudes financeiras dos Estados Unidos. O coordenador da palestra foi o professor de contabilidade da Universidade de Illinois Ahmed Rashad.
A segunda palestra magna teve como tema “Ética e Transparências nas Relações Institucionais” e foi ministrada pelo doutor e livre docência pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Clóvis Barros de Filho, autor de várias obras, entre elas: “Corrupção: Parceria Degenerativa”. O profissional, em sua apresentação fez uma avaliação do cenário político-institucional brasileiro, sob a luz da ética, além de mencionar as perspectivas para o futuro. A palestra teve como coordenador o jornalista, apresentador do Jornal Nacional, Heraldo Pereira.
Experiências com o evento
Ana Flávia também afirmou que o evento foi altamente relevante para sua formação, pois pode trocar experiências e se informar sobre temas importantes do universo contábil. “As experiências que eu consegui, foram tanto em termos de organização, estrutura, de palestras que foram enriquecedoras, porque você jamais vai conseguir um espaço tão grande com tantos profissionais para trocar ideias. Sem contar a imensidão de workshops e atrações culturais. Foi um momento que, além de aprendermos através dos painéis, talk shows e palestras, conseguimos também trocar experiências com os profissionais que estavam ali, porque na feira de negócios, existiam as delegações de todos os estados brasileiros, representados pelos (CRCs) que são os conselhos Regionais de Contabilidade. Pudemos ver as empresas da área contábil e tecnologia contábil apresentar novos produtos e isso foi enriquecedor e muito aproveitável. Em Mato Grosso nós fomos através do CRC, em uma delegação de mais de 70 pessoas e a faculdade me proporcionou essa formação maravilhosa”, relata.
Vários artistas renomados do país também estiveram presentes para integrar a programação social do evento, entre eles, a cantora Sandy e a Família Lima, o ator e cantor Tiago Abravanel, o humorista Tom Cavalcante, o cantor Waldonys, as duplas Luís Marcelo e Gabriel e Ítalo e Renno e a banda Aviões do Forró.
De acordo com a coordenadora, o evento foi importante tanto em termos científicos como culturais e a 1º edição ocorreu no ano de 1934.