O “Grand Prix Senai de Inovação” é um projeto que estimula a participação dos alunos da instituição a desenvolverem ideias inovadoras para as indústrias, para solucionarem problemas ou criar soluções para os desafios que a sociedade traz no dia a dia.
O Senai de Sinop realizou a etapa municipal da competição, e como os alunos têm que desenvolver as ideias, o professor e coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Adriano Barreto foi convidado para participar do evento, contribuindo com a idealização dos projetos.
“Eles tinham as ideias e nós ajudávamos a montar o projeto, fazíamos o trabalho de mentores”, explica Barreto. Além do coordenador, outros dois acadêmicos do curso de ADS também colaboraram: Paulo Sergio e Rodrigo Paiva.
Inúmeros projetos surgiram, dentre eles, um para o controle de energia, outra equipe desenvolveu um drone que identifica o mosquito Aedes aegypti para indústria e também desenvolveram um sistema que reaproveita a água e produz energia ao mesmo tempo.
Nesta etapa municipal do Grand Prix, a equipe que conquistou o primeiro lugar foi a que desenvolveu a Etiqueta RFID, que serve para identificar os EPI (Equipamento Proteção Individual). A Etiqueta RFID consiste num crachá com um chip que, ao funcionário passar pela porta, controla se ele está com todos os equipamentos necessários para exercer sua função.
“Você não dá notas, avalio se este projeto é comercial, se vai ser viável, ou se comprariam a ideia”, fala Adriano sobre o modo e critérios de avaliação.
A próxima etapa será o estadual. “Eles apresentaram dois ou três projetos e avaliamos qual era o melhor, o que ganhou na competição interna vai disputar o estadual, até chegar ao nacional”, completa Barreto.
As ideias desenvolvidas pelos alunos ficam disponíveis no site do Senai, o Banco de Ideias, para caso algum empresário tenha interesse em conhece-las e queira investir em alguma.