ACESSE
O PORTAL
BIBLIOTECA
ONLINE
PLATAFORMA
VIRTUAL (SAF)
29/09/2021 15:24:00

Curso de Psicologia da UNIFASIPE promoveu diversas ações para conscientização do Setembro Amarelo

Com números cada vez mais altos em relação aos suicídios registrados no país, abordar formas de prevenção deste ato se tornou questão de saúde pública. Sendo assim, durante o mês de setembro, o curso de Psicologia da UNIFASIPE realizou diversas atividades e parcerias com entidades sinopenses.

Os alunos, futuros psicólogos, foram divididos em vários grupos, e cada um desenvolveu algo diferente.

Para abordar o "bullying" por exemplo, os estudantes visitaram cerca de dez escolas públicas de Sinop e trabalharam com as crianças, pais e professores. Outra forma de trabalhar nos colégios, foi com o “Projeto Árvore da Vida”. Colocaram uma árvore toda enfeitada no portão de entrada. Nela tinha balões amarelos e corações com mensagens positivas sobre valorização à vida.

 Outra ação realizada pelos acadêmicos foi um "Pit Stop" no semáforo. Distribuíram panfletos, balas e bombons para os motoristas, e deram dicas sobre a importância de olhar e cuidar de alguém que esteja precisando de apoio.

Já na UNIFASIPE foram dois dias de atividades. No primeiro, foram entregues flores para os alunos logo na entrada, contendo recados sobre a importância de estar disponível quando alguém precisa de apoio. No segundo dia, teve entrega de cartões personalizados, junto com bombom, e um código "QR code" contendo palavras explicativas sobre o assunto do mês.

Os idosos também receberam atenção especial. O Lar Dom Gentil foi decorado com balões amarelos e girassóis, foram distribuídos cartões, e houve uma palestra sobre a importância do Setembro Amarelo.

Além disso, foi feita uma parceria, que teve início agora, mas vai continuar devido ao sucesso, com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e com o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) para atender a população carente que necessita de atendimento psicológico.

A população indígena também recebeu suporte. Foi feita uma palestra com a Casa do Índio (CASAÍ).

Para finalizar, no dia 30 de setembro, às 19h, no auditório Aquarela das Artes, acontecerá uma mesa redonda aberta ao público, com o tema: “Manejo ao paciente em crise suicida: A atuação do Psicólogo e do Psiquiatra.

Setembro Amarelo

Você sabe como agir quando alguém fala sobre suicídio? A maioria das pessoas não faz ideia. Pensando nisso, desde o ano de 2015 no Brasil o mês de Setembro ficou marcado no calendário para que sejam criadas campanhas com o objetivo de conscientizar a população sobre como evitar o suicídio, inclusive, no dia 10 deste mês foi comemorado o dia mundial de prevenção do suicídio.

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

(66) 99205-1150